Artes Marciais - Sul da Ásia - Escrima
Dado Curioso
A Escrima foi usada com sucesso por combatentes filipinos nas guerrilhas contra os japoneses durante a Segunda Guerra Mundial.
História e Filosofia
Existem muitos sistemas de Escrima, cada um com uma história diferente, mas muitos historiadores concordam que ela deriva de uma forma de luta com bastões vinda da Malásia e Indonésia.
Antes da conquista espanhola das Filipinas, durante o século 16, a Escrima era ensinada como uma atividade recreativa, assim como a leitura, a escrita, a religião e o sânscrito. Durante o domínio espanhol, ela foi duramente reprimida e obrigada a se refugiar no submundo, e só aparecia em festas e peças de teatro, ironicamente para entreter os espanhóis. Em três séculos de domínio estrangeiro, as técnicas da Escrima mudaram, incorporando sistemas espanhóis de luta com espadas e adagas. O nome vem da palavra espanhola “escaramuza”.
A proibição da Escrima foi lançada em 1898, quando terminou o domínio espanhol e os americanos assumiram o comando. Competições amistosas ainda aconteciam, mas a arte permaneceu secreta. Ela reapareceu durante a Segunda Guerra Mundial na luta contra os invadores japoneses, usada por muitos combatentes filipinos que lutavam pela liberdade nas atividades clandestinas de guerrilha.
Quando a guerra terminou, muitos filipinos imigraram para os Estados Unidos, levando consigo a a arte da Escrima. Desde os anos 70, a Escrima cresceu em popularidade em todo o Ociente, especialmente na América.
Treinamento de Escrima
A Escrima possui diferentes escolas e estilos, mas a maioria se concentra no uso de armas, especiamente bastões, seguido pela luta livre. O bastão de madeira de Escrima tem cerca de 60 centímetros de comprimento por 25 milímetros de espessura. Algumas técnicas usam apenas um bastão, outras usam um em cada mão. Técnicas de chutes socos e agarramentos são ensinadas para complementar a luta com o bastão. A Escrima usa objetos do cotidiano para “nivelar o campo de atuação”.
Técnicas para desviar o corpo e trabalhar os pés são importantes, pois na Escrima o conceito mais importante é o equilíbrio. Os praticantes também passam por exercícios de condicionamento para fortalecer mãos e pés contra os golpes.
fonte: http://www.discoverybrasil.com/artes_marciais_home/sul_asia_intro/sul_asia_escrima/index.shtml#
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Nenhum comentário:
Postar um comentário