31 janeiro 2010
Fique de bem com sua academia
Você sabia que muita gente paga as mensalidades, mas só aparece de vez em quando na academia? Uma pesquisa da Universidade de Atlanta (Estados Unidos) revelou que, de cada dez pessoas que começam a fazer ginástica, seis a abandonam em menos de três meses. No Brasil, as estatísticas confirmam o problema, já que sete em cada dez brasileiros são sedentários. Para não engrossar essa lista, e nem desperdiçar dinheiro se matriculando na academia e não freqüentando, o primeiro passo é escolher o lugar certo para se exercitar. Confira as dicas da advogada Maria Inês Dolci, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) para esse assunto:
• Opte por uma academia de fácil acesso, próxima de casa ou do trabalho. Confira se tem estacionamento perto.
• Exija a avaliação física antes de começar o treino, com uma consulta clínica, teste ergométrico, de força e de flexibilidade para avaliar sua condição para o treino. É uma obrigação do estabelecimento e um direito do aluno.
• Observe se as salas de ginástica e os vestiários são bem iluminados, ventilados e limpos.
• Verifique se a academia com piscina tem alvará de funcionamento, que deve estar exposto em local visível, com a data de inspecção sanitária do local.
• Pergunte se os professores são formados em Educação Física. Alunos de primeiro ano do curso costumam ser contratados, a título de estágio, mas não tem capacidade para prescrever ou orientar treino.
• Fique atenta aos planos de pagamento propostos pela academia e fique atento às multas em caso de desistência nos planos semestral e anual, mais econômicos, mas normalmente com cláusulas que “amarram” o aluno na academia.
• Exija um contrato especificando os direitos e as obrigações das partes e não assine se não concordar com algo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Nenhum comentário:
Postar um comentário