22 março 2010

Wing Chun Chuan - história e filosofia



Dado curioso: Uma das técnicas importantes do Wing Chun é a Mãos Coladas onde o praticante adere aos braços do oponente para neutralizar seus ataques.

Wing Chun Chuan
História e Filosofia
O Wing Chun é originário do sul da China e é relativamente novo, em comparação a outras artes marciais chinesas. O Wing Chun é uma arte marcial de estilo mais suave, mas hoje em dia funde também as técnicas mais pesadas.
O temor dos monges altamente habilidosos do monastério Shaolin levou o governo de Qing a conspirar com monges traidores para arrasar o templo em um grande incêndio. A monja Ng Mui foi uma das lutadoras prodígio a escapar, e esta especialista em Shaolin chuan criou o wing chun.
Mais tarde, Ng Mui orientou a jovem e bela Yim Wing Chun, instruindo-a no kung-fu. Ela então deu o nome de sua protegida ao sistema que inventou, o wing chun.
Ng Mui descartou as antigas tradições e se concentrou em vencer a qualquer custo. O Wing Chun usa a velocidade e a astúcia para superar as vantagens naturais do oponente, em vez da força, da flexibilidade muscular e da condição dos ossos. A luta permite até dedos nos olhos, cotoveladas no rosto e chutes no baixo ventre do adversário para ganhar vantagem. O Wing Chun pratica a proteção e o ataque aos principais pontos de pressão, a economia de movimentos, e o princípio simultâneo ou combinado de ataque e defesa. 

Treinamento de Wing Chun
O Wing Chun ensina que existem cinco formas de derrotar o inimigo – travar articulações, chutes, golpes, bloqueios e o uso de armas.
Um dos métodos definitivos de treinamento no Wing Chun é a prática com o boneco de madeira, popularizado em muitos filmes em que os praticantes treinam contra aparatos de madeira, encontrados apenas no wing chun.
O Wing Chun também envolve a prática com armas. As armas são adaptadas, em sua maioria, de ferramentas do dia-a-dia usadas na agricultura ou na pesca, como bastões, estacas e barras de metal.

18 março 2010

Shaolin Chuan - história e filosofia



Dado curioso: “O búfalo de ferro lavra o campo” e  “o faisão dourado mantém-se solitário” são nomes de movimentos da arte marcial Shaolin chuan.

Shaolin Chuan
História e Filosofia
Reza a lenda que cerca de 60 anos depois da fundação do templo Shaolin, localizado em Song Shan na província de Henan, um monge indiano chamado Bodhidharma, ou “Damo” – que depois fundaria o Zenbudismo– foi visitá-lo. Ele ensinou aos monges do templo vários sistemas de exercícios marciais, como o famoso. “18 movimentos de mão de Lohan”, para aumentar a saúde e a concentração durante as meditações. Mais tarde, os monges combinaram estes movimentos com as artes marciais existentes na época, formando o Shaolin chuan.
O Shaolin chuan evoluiu ao longo dos anos, especialmente durante a dinastia Ming (1300s – 1600s), e se espalhou pela China e o leste da Ásia. Wing Chunchuan, tae kwon do e o caratê japonês têm raízes no Shaolin chuan. 

Treinamento em Shaolin
Shaolin chuan é essencialmente uma arte marcial de estilo externo, que explora a força física e a os pontos fracos dos músculos, ossos e tendões. Uma característica do sistema Shaolin são as 10 séries usando as mãos sem proteção, assim como séries com armas. Existem dois estilos diferentes de Shaolin – o estilo do Norte, que mistura técnicas com mãos e pés, e o estilo do Sul, que usa predominantemente técnicas usando as mãos.
O Shaolin é famoso por seus “Cinco Animais”, movimentos modelados com base nos movimentos da cobra, grou, leopardo, tigre e dragão. Dizem que o Bodhidharma começou a imitar os movimentos da cobra e do grou depois de testemunhar uma luta entre esses animais.
Hoje existem centenas de escolas seculares em todo o mundo, que ensinam Shaolin chuan, de uma forma ou de outra.

14 março 2010

Tai Chi Chuan - história e filosofia



Dado curioso: O super premiado grupo de rap Wu Tang Clan tirou seu nome do  monastério Wu Dang Shan na China, o lugar onde nasceu o tai chi chuan.

Tai Chi Chuan
História e Filosofia
Tai chi chuan significa “princípio supremo dos punhos” e é uma arte marcial tão antiga que suas origens se perderam. De acordo com a teoria médica e filosófica chinesa, chi é a energia interna que move todas as coisas vivas. Praticar tai chi regula o chi, que por sua vez mantém a saúde.
A história coloca Chang San Feng, um estudante do famoso templo Shaolin, como o fundador do tai chi, mas muitos praticantes afirmam que a fonte verdadeira foi o monastério Wu Dang Shan, localizado na China Central, durante o século 15. 
Durante a Dinastia Qing, um praticante de tai chi chamado Yang Lu Chan foi convidado pelo Manchu para ensinar a família imperial e sua guarda. Yang revelou a eles apenas uma parte da arte, ensinando o sistema completo apenas para parentes próximos e estudantes confiáveis. A popularidade do tai chi chuan cresceu entre a nobreza, mas só se espalhou pelo resto da China durante os anos 20, quando seus benefícios à saúde foram reconhecidos. A arte do tai chi, antes secreta, se tornou um exercício nacional. Desde a década de 60, o tai chi se espalhou pelo mundo e é a arte marcial mais praticada do planeta. 

Treinamento de Tai Chi Chuan
O tai chi focaliza o desenvolvimento dos aspectos internos do corpo humano – respiração, flexibilidade e mente. Os iniciantes aprendem primeiro a relaxar e a manter a boa postura. Então aprendem um modelo, uma seqüência contínua que pode ter mais de 100 posturas e movimentos, que são a base do tai chi. Mais tarde, os praticantes aprendem um exercício em que gentilmente pressionam e retiram suas mãos de encontro aos braços do parceiro.
Em uma situação de combate, o tai chi chuan ensina aos praticantes a relaxar e fazer movimentos fluidos, permitindo uma ação suave e respostas rápidas. No tai-chi, a auto-defesa é mais uma reação refletida que a repetição de uma técnica.

10 março 2010

O mundo das artes marciais



Símbolo máximo de tudo o que é marcial e tradicional, as artes marciais sofreram uma explosão de popularidade recentemente. Pode-se atribuir esse sucesso ao ressurgimento do interesse pelo gênero como forma de exercício e auto-defesa. Hoje, as artes marciais orientais provenientes da China, Japão e Coréia são muito populares e amplamente praticadas.
De forma mais significativa, o gênero se tornou o queridinho da mídia popular nos últimos 30 anos. Popularizadas em livros, histórias em quadrinhos e especialmente filmes, as artes marciais – antes domínio exclusivo de monges guerreiros e peregrinos espiritualistas – hoje são aceitas como parte da cultura popular.

Nos post mais antigos você pode conhecer sobre as artes marciais do Sul da Ásia: Kalaripayattu, Escrima, Muay Thai e Pencak Silat.

Nos proximos posts você conhecerá as arte marciais da China: Thai Chi Chuan, Shaolin Chuan e Wing ChunChuan.












































































































06 março 2010

O Tigre e o Dragão


O Tigre e o Dragão (2000)
Ambientado na Dinastia Qing, este épico aclamado pela crítica é repleto de imagens fantasiosas, com um toque romântico. Ele conta a história de dois lendários guerreiros que se apaixonam, mas não podem expressar seus sentimentos mais profundos. O título original em inglês (“Crouching Tiger, Hidden Dragon”) vem de um dito chinês, que versa sobre a sabedoria de esconder sua força dos outros. A arte marcial Wu Dang aparece de forma destacada no filme. As cenas de luta são inacreditáveis, pois os personagens voam através dos tetos, andam pelas paredes e saltam pelos ares em uma floresta de bambus.
O Tigre e o Dragão se tornou o primeiro filme em língua estrangeira a faturar mais de U$ 100 milhões os Estados Unidos. O filme também recebeu um número recorde de indicações ao Oscar – foram dez, incluindo Melhor Diretor e Melhor Filme – para um filme estrangeiro. Ele ganhou quatro Oscars, assim como o o Prêmio Hugo de Melhor Filme Dramático em 2001.

02 março 2010

Kalaripayattu - História e Filosofia

Artes Marciais - Sul da Ásia - Kalaripayattu


Dado Curioso
O Kalaripayattu pode incorporar massagens com óleos medicinais tradicionais, para aumentar a flexibilidade ou tratar leões musculares.



História e Filosofia
O termo Kalaripayattu pode ser traduzido como “praticando as artes do campo de batalha” no dialeto Malayalam, falado no estado indiano de Kerala. Esta arte marcial era praticada originalmente pelos guerreiros de Kerala para aguçar suas habilidades em combate. Em tempos remotos, disputas entre os nobres indianos também surgiram com o aparecimento de um torneio de Kalaripayattu.


Esta arte ancestral é chamada de “a mãe de todas as artes marciais” – até mesmo a chinesa Shaolin chuan do famoso templo Shaolin tem sua origem no Bodhi Dharma, um monge budista indiano que era especialista em Kalaripayattu.


O Kalaripayattu exibe uma grande influência do ayurveda – um sistema indiano ancestral de medicina holística – assim como formas clássicas de dança de Kerala, como Kathakali. Os gurus do Kalarippayyattu às vezes incorporam massagens com óleos medicinais tradicionais para os estudantes, conhecidos como thirumal, para aumentar a flexibilidade ou tratar lesões musculares sofridas durante a prática. Por isso esta arte marcial é popular entre dançarinos que buscam uma maior agilidade física e flexibilidade.


Treinamento de Kalaripayattu
Praticado dentro de um Kalari – uma arena similar a um dojo – o Kalaripayattu se divide em dois estilos distintos, Vadakkan Kalarippayattu ou “estilo do Norte”, e Thekken Kalarippayattu, ou “estilo do Sul”. O Vadakkan executa graciosos movimentos com o corpo, enquanto o Thekken envolve movimentos muito rápidos e econômicos, ainda que vigorosos.


O iniciante passa primeiro por um condicionamento físico por meio de seqüências rigorosas para ampliar a coordenação neuro-muscular. Em seguida, vem o treinamento de luta com longas armas de madeira, seguido por adaga, espada e escudo. Finalmente, o praticante treina o combate corpo-a-corpo, incluindo golpes em pontos vitais do corpo, agarramentos e chaves de braço.


Um verdadeiro praticante de Kalarippayattu também passa por treinamento médico e aprende como tratar ferimentos com medicinas tradicionais. O praticante que se torna totalmente adepto em todos os aspectos se torna um mestre completo, chamado Gurukkal.

fonte:http://www.discoverybrasil.com/artes_marciais_home/sul_asia_intro/sul_asia_kalaripayattu/index.shtml#

Eu adotei esta causa!